Como Não Pagar Tarifas Para o Banco? #Escolha a Conta Certa

Tempo de leitura: 9 minutos

 

Em tempos difíceis como o que estamos vivendo, é sempre bom você ficar atento para não pagar por serviços que não usa. Tarifa bancária é um exemplo entre tantos outros que pagamos no dia a dia sem nos darmos conta. É um pouquinho aqui, outro ali, nem damos atenção. Esses vilões parecem pequenos mês a mês, mas quando anualizamos não é bem assim…

Você pode se surpreender com a economia de dinheiro que poderá fazer ao optar pelo tipo adequado de pacote de tarifas e tipo de conta corrente para o seu caso. Esse valor economizado poderá ser usado para aumentar seu “cofrinho”, aquele que te ajudará a conquistar seu sonho. Isso faz parte da sua Educação Financeira.

 

Você costuma ir ao Banco? Ou é como eu e faz tudo por Internet? Para mim é muito mais prático pagar minhas contas sem ter que me deslocar até uma agência, perder meu tempo numa fila de caixa ou no auto atendimento, nem pensar! Só vou ao Banco mesmo quando preciso sacar dinheiro.

Mas se você por algum motivo ainda prefere ir ao banco é perfeitamente compreensível. Há pessoas que ainda não confiam no sistema, ou não têm familiaridade com os meios digitais.

Seja qual for sua opção, o fato é que você precisa atentar para as TARIFAS que está pagando para seu banco. Fique esperto e exerça seus direitos. Não caia na conversa do gerente do banco para que você contrate esse ou aquele pacote de tarifas. Analise  a forma como você utiliza os serviços, quais suas necessidades. A decisão tem que ser sua.

Vamos esclarecer ao longo desse post, alguns pontos para que você possa conhecer seus direitos, e economizar escolhendo o que é melhor para você, e não para o banco.

Quais os tipos de contas disponíveis nos Bancos?


Quanto a classificação conforme Bacen – Banco Central, os principais tipos de conta são a conta de depósito à vista, a conta de depósito de poupança e a conta-salário.

A conta de depósito à vista é o tipo mais comum de conta bancária. É a conta corrente onde movimentamos nossos recursos financeiros. Nosso foco aqui é esse tipo de  conta.

A poupança  que  permite  aplicação a partir de pequenos valores.

A conta salário é um tipo de conta, destinada a receber salários, proventos,  aposentadorias, pensões e similares.  A “conta-salário” não admite outro tipo de depósito além dos créditos da entidade pagadora e não é movimentável por cheques.

Mas afinal o que é uma Conta Digital?

Conta Digital, é um tipo de conta corrente oferecida por alguns bancos (não há obrigatoriedade), onde você faz a contratação  para movimentação exclusivamente pelos canais digitais, através de tablete, computador ou celular, ou seja,  não utiliza as agências físicas.

A conta digital  foi regulamentada pela Resolução 3919 (25/11/10)  do Bacen, onde há previsão de isenção de tarifas para alguns serviços, desde que movimentada por meios eletrônicos. Segundo Bacen:” são consideradas meios eletrônicos as formas de atendimento eletrônico automatizado sem intervenção humana, tais como os terminais de autoatendimento, a internet e o atendimento telefônico automatizado..”

A Resolução 3919 também estabelece a gratuidade para pessoas físicas dos serviços chamados essenciais, e a possibilidade do cliente contratar pacotes de serviços padronizados.

“Nossa, bagunçou tudo”! Eu explico.  Vamos lá.

Conta Digital dá a possibilidade de utilização de serviços exclusivamente por meios digitais. A maioria dos serviços oferecidos sem cobrança de tarifas são: pagamento de boletos, TED/DOC ilimitados, transferência entre contas, cartão de débito, saques no auto atendimento ou no 24 horas. O fato de você já usar a Internet para movimentar sua conta, não caracteriza que ela seja uma “conta digital”. No final deste post, você poderá verificar quais serviços são oferecidos por alguns bancos para modalidade conta digital.

O pacote de serviços considerados essenciais, são aplicados para contas mantidas em agências. Ele dá direito a uma quantidade x de serviços como 04 saques nos caixas ou auto atendimento, cartão de débito, 10 folhas de cheques, entre outros. Veja a relação completa no link abaixo:

fonte: https://www.bcb.gov.br/Fis/Tarifas/tarifas3594.asp

O pacote de serviços padronizado, também é aplicado para contas mantidas em agências.  Você poderá optar por contrata-lo se considerar que poderá exceder a quantidade dos serviços essenciais gratuitos, ou se não tiver certeza poderá ficar com os serviços essenciais e pagar por cada tarifa dos serviços que exceder.

Os serviços são chamados de padronizados, porque todos os bancos deverão ofertar os mesmos, contudo os valores cobrados por pacote de serviços poderão ser diferentes, ficando a critério de cada instituição. Existem 04 pacotes de serviços padronizados. Para saber quais são acesse o link:

fonte : https://www.bcb.gov.br/Fis/Tarifas/tarifas3594.asp

Existem Bancos que cobram tarifas nas Contas Digitais ?

Tem havido cobrança de tarifas em algumas contas mesmo que movimentadas exclusivamente por Internet. Então os bancos estão desrespeitando a resolução do Bacen?

Ai é que está a questão… Não estão desrespeitando a resolução do Bacen.   Bancos não tem  interesse nas contas com isenção de tarifas. Na minha opinião deveriam, afinal essa é uma demanda que só tende a crescer. Não tem como negar que estamos  a cada dia mais conectados ao mundo digital, que a bancarização da população tem aumentado, então os meios digitais deveria facilitar o acesso das pessoas incentivando o uso das contas digitais sem tarifas. Isso certamente incrementaria o volume de negócios  com  custos muito menores, sem a necessidade de aumentar o número de agências físicas e funcionários.

As tarifas bancárias são uma das maiores receitas dos bancos. Além disso, eles  também ganham com tarifas que recebem quando por exemplo pagamos um boleto em um banco cuja emissão é de outro, no float (prazo para repasse dos valores recebidos) quando pagamos os impostos, ou quando nosso dinheiro fica parado em conta corrente. Tudo isso remunera os bancos.

Muitos têm  ofertado facilidades de abertura de contas sem ir às agências com envio de documentos digitalizados para análise (ao menos no primeiro momento). Porém o foco é para abertura de contas ditas  “digitais”  com cobrança de tarifas. Ou seja, nessa modalidade mesmo que a movimentação seja somente por internet, você vai pagar tarifas! A conta “digital” com tarifas, tem serviços como por exemplo atendimento humano  que a conta digital gratuita não oferece….Daí a possibilidade das contas “digitais” com cobrança, sem infringir a regulamentação.

O Banco esvazia as agências, diminui a quantidade de funcionários, aumenta receita com tarifas, e continua com um dos negócios mais lucrativos. Por que então o banco iria ofertar serviços gratuitos? A lógica é essa.

Você deverá analisar o que mais se adequa ao seu perfil. Você quer usar os meios digitais e tem  necessidades como cartão de crédito internacional, assessoria de um gerente, investimentos e necessidade de outros serviços não contemplados nas contas digitais gratuitas? Se sim, a conta “digital tarifada” é para você.

Quais Bancos Oferecem Conta Digital Gratuita?

Você pode dizer: “Tá mas eu quero ter uma Conta Digital gratuita, pois os serviços inclusos na maioria delas como pagamento de contas, TED/DOC ilimitados, transferência entre contas, cartão de débito, saques no auto atendimento ou no 24 horas, estão de ótimo tamanho para mim.  Onde posso abrir a conta?

Infelizmente você ainda  não tem muita opção… Dos quatro maiores bancos brasileiros o Banco do Brasil e o Bradesco, são os únicos que ainda estão  oferecendo a Conta Digital gratuita.

Após escrever este post, em 17.04 o Bradesco anunciou que também vai descontinuar os serviços para conta digital gratuita.

A iConta que é a conta digital do Itaú com isenção de tarifas,  terá os serviços  descontinuados para novos correntistas (conforme InfoMoney – 10/04/17). O Itaú não informou se irá  disponibilizar outra modalidade de conta digital. A abertura desse tipo de conta estará disponível apenas até dia 30 de abril.

No Bradesco a conta digital com gratuidade é a  DigiConta.

No Banco do Brasil  é a Conta Fácil BB ( oferece menos serviços gratuitos comparada aos demais).

Dos Bancos chamados digitais, o que oferece serviços com gratuidade total é o Intermédium.

Conclusão:

Se você não é adepto da ao mundo digital, mantenha sua conta na agência. Contudo, verifique se os serviços essenciais não seriam suficientes, ou contrate o pacote certo para você.

Para os que preferem o mundo digital,  verifique se os serviços ofertados nos bancos para conta  digital gratuita se encaixam no seu perfil, e peça transferência. Os bancos podem dificultar a  mudança, mas se for o caso encerre e abra a conta na modalidade até mesmo em outro banco. Avalie as possibilidades.

Então, você já está munido das informações. Agora é economizar e aumentar seu “cofrinho”. Educação financeira é o caminho certo para sua liberdade.

Deixe seu comentário. Se gostou não esquece de curtir.  
Fique BEM ! 


Abaixo site para acesso a  tabelas de tarifas com os serviços contemplados por cada Banco:

https://www.itau.com.br/_arquivosestaticos/Itau/PDF/tar-itau-iconta.pdf

http://www.bb.com.br/docs/pub/trf/76.pdf

https://banco.bradesco/assets/classic/pdf/vigencia-atual/Cesta_DigiConta.pdf

https://www.intermedium.com.br/conta-corrente.jsf

Tabela de Serviços Conta Digital dos Bancos Mencionados :

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *