Este é o momento para investir em imóvel? #meu sonho minha casa

Tempo de leitura: 4 minutos

O maior sonho de todo brasileiro, depois do carro é comprar seu próprio imóvel. Se você se enquadra na categoria dos que estão avaliando a compra de um imóvel para moradia, então você não está pensando em investimento. O imóvel para moradia, não é considerado como um investimento.

“Como assim”?  Veja, se houver desvalorização do imóvel, mas você  tem conforto, se sente bem no seu lar, temsegurança, isso fará diferença para você? Se ocorrer o contrário, e o imóvel se valorizar, a tendência é que você queira vende-lo e ir para outro melhor, maior, mais bem localizado, mas certamente de maior valor. Não é mesmo?  Então, você estará  aumentando seu consumo, seus gastos.  Sendo assim, em nenhum dos casos, você estará investindo. Desse ponto de vista, o imóvel é um passivo porque gera despesa e não receita, e não é um investimento.

 

O Mercado Imobiliário Como Investimento

O mercado imobiliário não é um mercado sem riscos. Ele é afetado pelos ciclos  da economia. Quando há recessão o mercado de imóveis encolhe. Além disso, se os juros da economia sobem os investidores preferem investir em títulos a investir em bens. Quando os juros caem, ocorre o inverso.

Atualmente ainda estamos iniciando a quebra do ciclo recessivo que nos atinge por mais de dois anos. Vivemos uma situação política inédita e muito complexa, que dependendo do desfecho trará  impactos enormes para a economia.

Se você está pensando em comprar imóvel para obter rendimento com locação, seja em imóveis residenciais ou comerciais, os analistas alertam que eles têm ficado muito abaixo do CDI, desde 2014. É fato que a taxa básica de juros Selic vem caindo, e por ora a opinião dos analistas ainda é de tendência de queda. Então avalie as possibilidades, mas tenha em mente que imóveis físicos é um mercado que tem risco, que não oferece liquidez. Você precisa estar preparado, munido de informações.

Mas se você se interessa, quer se desenvolver como investidor imobiliário,  poderá enxergar excelentes oportunidades onde outros não percebem.

“Para o verdadeiro investidor, só existe imóvel com preço inadequado, com uma finalidade imprópria para suas características ou com seu potencial subavaliado.” Leandro Ávila.

 

Imóvel Para Moradia – Comprar à vista ou Financiar?

Pode-se afirmar que comprar à vista e provavelmente ainda com um bom desconto, será melhor do que financiar? Isso depende do retorno que se tem nos investimentos. Se você é um investidor arrojado, tem boas chances de conseguir retornos superiores às taxas cobradas nos financiamentos, e com isso conseguirá pagar o financiamento sem se descapitalizar. E se você não é um expert de mercado, precisará da ajuda de uma consultoria especializada, para orientar na alocação de seus ativos.

Como já sabemos as taxas de juros estão caindo, então se você é do tipo conservador, dificilmente terá taxas superiores ao financiamento.

Taxas Financiamento Imobiliário – fonte Bacen

 

O Que Considerar na Decisão do Financiamento

A decisão de comprar um imóvel através de um financiamento com prazo de 10, 20 ou 30 anos, deve ser muito cuidadosa.

Realizar esse sonho de longo prazo exige Educação Financeira.  Você deve estar preparado para mudanças comportamentais. Faça o diagnóstico financeiro do seu  estilo de vida atual. Adeque seu consumo à sua realidade, tendo em vista a realização do seu sonho.

De maneira geral os Bancos permitem comprometimento mensal da renda familiar  no máximo de 30%. Você deve estar preparado para uma nova realidade. É claro, que sempre existe a possibilidade de você crescer profissionalmente, aumentar sua renda, enfim, melhorar sua  condição. Educação Financeira é fundamental para seguir firme e motivado em atingir  seus propósitos, seus sonhos.

Você pode experimentar,  viver um período destinando 30% de sua renda para um investimento. Poderá perceber se o seu momento atual possibilita esse comprometimento. Também poderá se planejar, poupando e investindo um % de sua renda regularmente com esse propósito, até que tenha uma quantia suficiente para arcar com uma entrada maior e fazer um financiamento com parcelas menores. Quando você investe, você tem os juros compostos e o tempo  trabalhando a seu favor.

Lembre-se de reservar parte de sua renda para emergências, ou oportunidades que venham a surgir. Tenha investimentos para  sonhos de curto prazo de até 01 ano, para sonhos de médio prazo de até 10 anos, e para os de longo prazo acima de 10 anos. Lembre-se de se planejar também para ter uma aposentadoria sustentável.

 

Conclusão

Comprar imóvel para moradia é muito diferente de comprar para investir.

Como qualquer investimento de risco, a compra de imóveis com essa finalidade exige cuidados adicionais. A decisão deve estar embasada em pesquisas de fontes confiáveis, estar sempre atento ao mercado, ter olhar crítico para vislumbrar oportunidades de ganhos.

Para a maioria das pessoas a compra da casa própria é seu  maior sonho. Cuidado para não ser o maior pesadelo.  Antes de  decidir informe-se, esteja preparado.

Não espere para buscar conhecimento somente quando estiver em dificuldade.

Educação Financeira o caminho para sua liberdade financeira.

Fique Bem!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *