Qual Seu Mindset? Ele Pode Te Ajudar, Ou Não…

 

Mindset é uma palavra da língua inglesa que significa “Mentalidade” ou “Atitude Mental”, ou ainda, “Modelos Mentais”. Simplificando Mindset significa “a maneira de uma pessoa pensar ou como enxerga o mundo”.

Segundo estudiosos, são quatro os pilares para a construção desses modelos.

  1. Biologia: interpretação da capacidade de realização do ser humano com base nas suas limitações fisiológicas
  2. Linguagem: é o meio no qual se estrutura a consciência do ser humano.
  3. Cultura: dentro de qualquer grupo – famílias, amigos, organizações e nações – os modelos mentais coletivos se desenvolvem com base em experiências compartilhadas.
  4. Experiência pessoal: diz respeito à raça, sexo, nacionalidade, origem étnica, condição social e econômica, influências familiares, nível de educação, etc

 

Cada um de nós tem características  próprias na forma como vê e vive a vida. Isso tem relação com o que conhecemos ou  vivenciamos  sobre determinado assunto.

Nosso comportamento passa a ser condicionado segundo esses modelos mentais, ou seja, passamos a ter sempre os mesmos pensamentos e atitudes baseados nos modelos que “guardamos” em nossas “gavetas” mentais.

Quando por exemplo, entramos numa onda de reclamação. Falamos mal do namorado, do emprego, dos problemas em família…

Não adianta, isso sempre foi assim”, é o tipo de resposta que muita gente usa para justificar seus problemas.  É um tipo de modelo mental que adotamos.

Certamente o padrão do namorado que se  buscou, o emprego, e os problemas familiares  foram  sempre os mesmos.  “Sempre foi assim”, porque você encontrou nos seus “guardados” seu MINDSET.

Se você se identificou,  não se culpe, pois você não é a  única pessoa nessa situação. Não dá é para ser conformista, concorda?

 

TIPOS DE MINDSET

Carol Dweck, pesquisadora de Stanfor reafirma em seu livro Mindset,  o poder e a influência de nossas atitudes mentais sobre  nossas vidas. Segundo ela possuímos dois tipos de mentalidade ou Mindset:

  1. Mentalidade Fixa
  2. Mentalidade de Crescimento Progressivo.

 

 “Eu nasci assim, eu cresci assim e sou mesmo assim...” 

NÃO, nós não somos a “Gabriela”da música! Não nascemos com este ou aquele Mindset. As pesquisas demonstram que já a partir do primeiro ano de vida, nossa personalidade é  influenciada pela forma como nossos pais nos elogiam ou nos criticam. A crítica molda em nós o pensamento de que “as coisas são como são”.

Segundo Carol Dweck,  podemos aumentar a capacidade de nossos cérebros para aprender e resolver problemas. Se um problema  é ligeiramente difícil demais para que você resolva, será que você não é inteligente o suficiente para resolvê-lo … ou somente não o resolveu ainda?

O bom disso tudo é que,   você é  quem vai decidir qual modelo se aplica no seu caso:  Mindset Fixo ou Crescimento Progressivo? Todos temos o poder de melhorar, é uma questão de acreditar que pode.

 

As pessoas de mentalidade fixa:

  • Enxergam o mundo cheio de julgamentos e medos. Acreditam que nasceram com uma cota de inteligência, que não vai mudar. Evitam desafios ou coisas novas, com medo de parecerem menos inteligentes. Muitos ditos como líderes adotam esse Mindset. Ao invés de impulsionar suas equipes para se desenvolverem, se concentram na crítica e depreciação. Quando as coisas dão errada a culpa é o do outro. Querem permanecer na zona de conforto. Mas, certamente eles um dia irão fracassar ou antes terão que mudar a mentalidade.

As pessoas de mentalidade de crescimento:

  • Veem o mundo cheio de maravilhas,  coisas boas para aprender. Acreditam que sua inteligência só melhora a cada dia com o aprendizado progressivo. Acreditam no seu esforço e no seu  trabalho constante para alcançar o sucesso.

Veja o exemplo de Michael Jordan, o melhor jogador de basquete de todos os tempos. Ele levou um tempo para ser “Michael Jordan”, não foi pura sorte. Ele tinha mentalidade de crescimento e acreditava no trabalho duro e dedicação para se superar.

Ainda há muita coisa sobre Mindset. A ideia aqui foi dar uma pincelada, para que você pudesse começar a  refletir sobre o assunto.

 

Agora é com você! Quer prosperar na carreira, quer ganhar mais dinheiro, deixar de ser pobre, largar um emprego e empreender, ou quer ser promovido, correr uma maratona? Enfim, você pode o que quiser!

Amplie sua maneira de ver o mundo. Busque opções para alcançar seus sonhos. Saia da zona de conforto e foque no que almeja.  Acredite em você!

Vivemos uma época muito difícil em nosso país, é recessão, desemprego, mudanças , tudo isso tem nos afetado. Não podemos e não devemos ficar paralisados esperando o mundo cair sobre nossas cabeças. Ser pessimista não é uma boa opção.

Não estou falando de ser alienado e achar que tudo dará certo, se Deus quiser! Eu digo que Deus sempre quer se também quisermos.   Estou falando de mudar seu foco, sua maneira de ver o mundo, seu Mindset seja em casa, nos relacionamentos ou na empresa onde você trabalha. Ação!

Este é o segredo do sucesso, e é você quem decidirá qual mentalidade vai manter ou adotar.

Fique bem !!!

 

 

Ana Pacheco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *